Objetivo

O objetivo do Programa é fazer a ligação entre novos profissionais em busca de uma oportunidade no mercado e empresas com demanda de mão de obra qualificada. Para isso, o Programa prevê capacitação em tecnologia Microsoft nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas Web JavaScript.JS e Automação de Teste de Software.


Público-Alvo

Estudantes do ensino médio, técnico, graduação ou de pós-graduação. É necessário estar regularmente matriculado em curso em um destes níveis no semestre vigente (2018/2) e ter conhecimentos básicos em uma das áreas do S2B.


Trilhas do Programa

O Programa S2B é totalmente gratuito para os participantes e está organizado em três fases. São oferecidos duas trilhas (áreas) de capacitação: Desenvolvimento de Sistemas Web JavaScript com Node.js e Teste de Software, com carga-horária total em torno de 100 horas/aula.

Na trilha de Desenvolvimento de Sistemas Web JavaScript com Node.js os estudantes utilizam tecnologia JavaScript. 

Na trilha de Automação de Teste de Software, o objetivo principal é capacitar os participantes nos conceitos, processos e técnicas fundamentais para um profissional da área de teste de software.

Durante a primeira etapa do Programa o candidato optará por uma das trilhas disponíveis.


Fases do Programa

Fase 1

Por meio dos dados (pessoais e profissionais) informados pelo aluno no momento da inscrição são selecionados os candidatos a participarem desta fase, quando ocorre uma apresentação do programa e das opções de área de capacitação, do mercado e do profissional de informática e uma prova de conhecimento, por meio da qual serão selecionados os candidatos para Fase 2.

Fase 2

Esta fase é constituída pela capacitação na área escolhida pelo aluno. Ao final desta etapa novamente é realizada uma prova de conhecimento sobre o conteúdo estudado. Também durante a Fase 2 é realizada uma atividade dinâmica de preparação para o mercado de trabalho, prova de língua inglesa (não eliminatória) e a aula de Gerenciamento de Projetos na Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS.

Fase 3

Nesta fase os alunos têm a continuação dos conteúdos iniciados na Fase 2 e o desenvolvimento de um projeto final, em duplas ou trios, a ser apresentado a uma banca avaliadora no final do S2B.


Inscrições

O candidato interessado em participar do Programa S2B deverá se inscrever a partir do dia 16/07 somente por meio do formulário eletrônico do site www.centrodeinovacao.org.br/StudentToBusiness/Inscricoes, respondendo perguntas de ordem pessoal e profissional, até o dia 08/08/2018.

Na ocasião da inscrição o candidato deverá informar o e-mail de acesso frequente pois, ao longo do Programa S2B, toda comunicação será feita por esse canal.


Divulgações dos Resultados

A divulgação dos candidatos aprovados em cada etapa do Programa S2B será feita pelo site www.centrodeinovacao.org.br/ e pelo e-mail informado no momento do cadastro. As datas dessas divulgações ocorrerão de acordo com o cronograma fixado.


Local, Dia e Horários

As aulas do S2B serão realizadas na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS) no prédio 32 e salas a serem informados aos alunos selecionados em cada uma das etapas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira a tarde (14h às 17h30min trilha e Desenvolvimento de Sistemas Web JavaScript com Node.js e das 13h30min às 17h Automação de Teste de Software)Os horários são sujeitos a alterações sem aviso prévio.


Benefícios do Programa

  • Encaminhamento ao mercado de trabalho. Durante a Fase 2 todos os alunos deverão enviar seus currículos ao Centro de Inovação. Estes serão encaminhados para as empresas patrocinadoras do programa, que buscam novos profissionais capacitados.

  • Aprender a utilizar ferramentas de tecnologia de ponta.

  • Formar uma nova rede de relacionamentos com novos colegas, professores e profissionais da área.


Informações Importantes

  • É obrigatória a freqüência mínima em 75% das aulas em cada etapa, sendo eliminado do Programa S2B o participante que ultrapassar esse limite.

  • Abonos de faltas ocorrem somente em caso de doença mediante atestado médico. Casos omissos serão tratados e decididos pela coordenação do S2B.

  • Não serão permitidas revisões de prova, nem aceitas solicitações para reavaliação de classificação de candidatos ou participantes.

  • Cada participante terá acesso a sua pontuação individual, que levará em consideração a nota das provas das fases 1 e 2 e a nota obtida na apresentação do projeto final à banca examinadora. Tal pontuação será divulgada somente aos alunos concluintes do programa ao término deste. Também será divulgada a nota da prova de inglês.